O que é XML do eSocial e como funciona?
XML é o nome atribuído ao formato do documento que as empresas devem enviar ao eSocial a fim de comprovar e documentar cada evento. Isso acontece porque o programa possui um padrão a ser seguido e rejeita os documentos que não sigam as especificações da padronização.
Todos os eventos são enviados no formato XML e possuem informações distintas, porém algumas informações são iguais em todos eventos, como CNPJ do empregador, CPF e número da matrícula do colaborador, entre outros.
Como acontece o envio das informações?
Uma vez que o arquivo XML referente a um determinado evento é gerado, o envio das informações costuma acontecer através da própria aplicação.
Isso significa que, se você gerar o arquivo através do sistema que usa para preencher as informações do evento, ele provavelmente está apto a enviar o documento ao eSocial e costuma perguntar se você quer fazer isso ao fim do processo. O mesmo se dá com as aplicações disponíveis no site do programa, para aqueles que a utilizam.
E como obtenho esse arquivo?
Pelo nosso sistema, depois de enviado o evento, você consegue acessar da seguinte forma:
No menu de eSocial, selecionar o evento desejado, selecionar o estabelecimento e depois procurar pelo colaborador. Após isso, só clicar no ícone de "Lupa" que vai aparecer a seguinte tela:
Seguindo o exemplo da foto, só clicar nesse ícone de uma "folha (</>)" e vai aparecer o documento XML, onde você vai ter a opção de visualizar, copiar e fazer o download.
É bastante comum que surjam dúvidas sobre esse assunto porque o eSocial é um programa ainda em fase de implantação, com um cronograma extenso que foi modificado diversas vezes nos últimos anos. Portanto, as empresas ainda estão se adaptando. Caso tenha dúvidas, podem entrar em contato com nosso suporte pelo site ou whatsapp!