Decifrando Indicadores de Não Conformidade e Risco nos Relatórios de Inspeção
A visualização dos relatórios de inspeções é uma etapa crítica do gerenciamento de riscos, pois fornece resultados diretos sobre a conformidade e os potenciais passivos trabalhistas. É neste contexto que os indicadores expostos nos relatórios se tornam ferramentas essenciais de gestão e comunicação de riscos.
Ao analisar os relatórios gerados por meio das inspeções, dependendo da natureza dos itens inspecionados, estes podem estar sujeitos a penalidades pecuniárias conforme a NR 28. Tais informações constam explicitamente no relatório, em conformidade com a tabela de Grau de Infração estipulada nas referidas tabelas da NR 28.
Adicionalmente, é comum observar, ao lado de determinados itens, a presença de indicadores numéricos e de pontos de exclamação (!).

Tais indicadores servem para detalhar o impacto do item no ambiente; os números representam o grau de infração decorrente do descumprimento da norma (de acordo com a NR 28), enquanto o ponto de exclamação assinala que o item em questão possui alta incidência de autuações. Este indicador é, portanto, de grande valia para demonstrar o impacto que o não cumprimento da regulamentação pode acarretar à organização.