Este erro ocorre pois já existe um envio de um evento igual para o eSocial
Se você receber esse retorno, clique em Visualizar Envios para verificar outros envios que já foram processados.
- Caso já exista outro evento processado para o registro, clique em Ver Eventos
e confira o número do Recibo. Não é necessário reenviar o mesmo evento.
- Se não houver nenhum evento processado e for encontrado um evento ainda não processado que tenha sido excluído (veja a imagem abaixo)...
... é necessário reverter essa exclusão. Para isso, entre em contato com o nosso atendimento. - Se não houver outro evento registrado, é possível que o envio tenha sido realizado por outra pessoa ou sistema. Verifique com o Departamento Pessoal (DP) ou a Contabilidade que também atende a empresa para confirmar se o envio foi feito por outro meio. Lembre-se de que o eSocial permite o uso de vários sistemas para o envio dos eventos de uma empresa, desde que exista um certificado digital autorizado para esse envio (seja próprio ou com procuração digital).
Vale destacar que, no caso do evento S-2240, é totalmente possível que haja mais de um envio autorizado. Veja a imagem abaixo para mais detalhes:
Isso ocorre, pois para o mesmo colaborador, o envio foi feito para "Data de início da condição" diferente.
No exemplo acima, foi feito envio de uma condição ambiental para o colaborador com "Data de início da condição" igual a 10/01/2022. Mais tarde, no dia 20/01/2022, o colaborador foi alterado de função e sua condição ambiental também mudou, fazendo com que agora ele estivesse exposto a outros agentes nocivos. Sendo assim, é feito um novo envio para este colaborador, com "Data de início da condição" igual a 20/01/2022.