Erro eSocial 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF do Trabalhador, Matrícula, Data de Início da Cond.

Este erro ocorre pois já existe um envio de um evento igual para o eSocial

No caso de receber este retorno, clique em Visualizar Envios e verifique outros envios que já foram processados.

  1. Se houver outro evento já processado para este registro, basta clicar em Ver Eventos e visualizar o seu número de Recibo. Não é necessário enviar novamente o mesmo evento.
  2. Se não houver um evento processado e for encontrado algum evento ainda não processado que foi excluído (ver imagem)...

    ... é necessário desfazer esta exclusão. Para isso, entre em contato com nosso atendimento.
  3. Se não existir outro evento neste registro, pode ser que este envio tenha sido feito por outra pessoa em outro sistema. Verifique com o DP ou Contabilidade que também atende esta empresa para entender se o envio não foi feito de outra forma. Lembrando que o eSocial permite que vários sistemas sejam utilizados para os envios dos eventos de uma empresa. Basta que exista um certificado digital autorizado para este envio (próprio ou com procuração digital).


 

Lembrando que para o evento S-2240, é totalmente possível existir mais de um envio autorizado. Veja imagem abaixo:

Isso ocorre, pois para o mesmo colaborador, o envio foi feito para "Data de início da condição" diferente.

No exemplo acima, foi feito envio de uma condição ambiental para o colaborador com "Data de início da condição" igual a 10/01/2022. Mais tarde, no dia 20/01/2022, o colaborador foi alterado de função e sua condição ambiental também mudou, fazendo com que agora ele estivesse exposto a outros agentes nocivos. Sendo assim, é feito um novo envio para este colaborador, com "Data de início da condição" igual a 20/01/2022.