Erro eSocial 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF do Trabalhador, Matrícula, Data de Início da Cond.

Este erro ocorre pois já existe um envio de um evento igual para o eSocial

Se você receber esse retorno, clique em Visualizar Envios para verificar outros envios que já foram processados.

  1. Caso já exista outro evento processado para o registro, clique em Ver Eventos e confira o número do Recibo. Não é necessário reenviar o mesmo evento.
  2. Se não houver nenhum evento processado e for encontrado um evento ainda não processado que tenha sido excluído (veja a imagem abaixo)...

    ... é necessário reverter essa exclusão. Para isso, entre em contato com o nosso atendimento.
  3. Se não houver outro evento registrado, é possível que o envio tenha sido realizado por outra pessoa ou sistema. Verifique com o Departamento Pessoal (DP) ou a Contabilidade que também atende a empresa para confirmar se o envio foi feito por outro meio. Lembre-se de que o eSocial permite o uso de vários sistemas para o envio dos eventos de uma empresa, desde que exista um certificado digital autorizado para esse envio (seja próprio ou com procuração digital).

Vale destacar que, no caso do evento S-2240, é totalmente possível que haja mais de um envio autorizado. Veja a imagem abaixo para mais detalhes:

Isso ocorre, pois para o mesmo colaborador, o envio foi feito para "Data de início da condição" diferente.

No exemplo acima, foi feito envio de uma condição ambiental para o colaborador com "Data de início da condição" igual a 10/01/2022. Mais tarde, no dia 20/01/2022, o colaborador foi alterado de função e sua condição ambiental também mudou, fazendo com que agora ele estivesse exposto a outros agentes nocivos. Sendo assim, é feito um novo envio para este colaborador, com "Data de início da condição" igual a 20/01/2022.